terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

"Me sinto em casa em qualquer lugar, mas sou turista em todos, sou viajante em qualquer lugar, sou uma parte do todo..."

(foto por Marcella Bié)

O Rio de Janeiro nunca está vazio. Nunca há o vazio por aqui. Sempre é cheio de sorrisos, alegria, gargalhadas, conversas, bares, luzes, lua, há um mar que reflete a noite carioca nos olhos de cada um. Um dia me disseram: "-Carnaval o Rio fica só!". Eu bem que acreditei por uns instantes, mas lembrei que quem conhece esse lugar sabe, sabe da verdade, sabe que o asfalto tem vida, que a areia voa a noite inteira, que as luzes cantam junto de motores de carros, que pessoas caminham pelo calçadão sem esperar nada em troca, que há música por todos os cantos e como alguém ainda ouse em dizer que o Rio é vazio. Não conhece. Não conhece, só pode!

Não sei se sou tão fã de carnaval como queria ser, não sei porquê. Sei que gosto, mas no fundo, não sei o que há. Só sei que gosto de muitas cores, das músicas folclóricas, das danças, eu mais gosto do carnaval-de-verdade, porque é tudo muito novo. Pode ser tradicional, de anos, mas todo ano parece ser novo. Já algumas cidades adotam carnaval, como shows de artistas, rock, pagode, samba, marchinha, choro, funk, bebidas a jato e banheiros públicos. É engraçado como com o tempo as coisas mudam. No final, a festa sempre acaba sendo boa, em boa companhia.

Há os que preferem a própria casa, o próprio café, o próprio livro. Eu até gosto, gosto de ver tudo sossegado. Mas aqui é casa é litoral, então como muitos devem saber, impossível ficar sem movimento no carnaval, sempre o mínimo é de dez pessoas na casa. Lembro-me que no ano passado a casa chegou a ficar com dezessete pessoas, pessoas por todos os lados, não havia silêncio, só era churrasco, bebida, festa na cidade, todo mundo dormindo de manhã e acordando a tarde. É bom, tudo isso é muito bom. É difícil querer um carnaval quieto, por mais que eu queira experimentar uma vez isso na minha vida.

No Rio de Janeiro se for analisar ao pé da letra, todo dia é carnaval. Só que na época de Carnaval, há mais blocos, rodoviária, aeroportos e estradas cheias, pessoas vem e vão, mas nunca só um lugar como este. Por agora, já começa chegar gente por aqui, então, boas festas!


Fico feliz de ter recebido dois "prêmios" de blogs que pessoas acompanham, no caso, cada um responsável por ter me dado o selo, os selos. Queria agradecer ao Leandro Costa por ter me premiado com o selo "Olha que blog maneiro!" e ao Vinícius Magalhães por ter premiado com o "Gostei do que li.".

O blog de Vinícius Magalhães o criador do selo "Gostei do que li." visa incentivar blogs/sites de conteúdo originais/pessoais, que tragam conhecimento ou que simplesmente divulguem a arte da escrita e a leitura de blogs que se encaixam neste modelo.

O certo seria indicar cinco blogs para o "Gostei do que li." e dez blogs para o "Olha que blog maneiro!", mas agora seria o tanto que complicado selecionar dez blogs, então colocarei cinco blogs dos quais gosto bastante como premiados para o selo, mas na hora dessas pessoas premiadas escolherem outros blog, que fique valendo a regra verdadeira.

- Marcela Dantés
- 30deoutubro
- Carolina Parral
- Manoel Rolim
- Camila Becker

Para os que indico: Pegar selo e postar como prêmio, postar link de quem indicou e para quem indicará.

- "Olha que blog maneiro!" indicar dez blogs.
- "Gostei do que li." indicar cinco blogs.


Obrigada de novo. Beijos e mais beijos.

2 comentários:

  1. Ahh, o Rio...
    talvez quem tenha te falado isso viu somente o lado dos nativos. Digo, muitos cariocas procuram a região dos lagos (um exemplo) para passarem o carnaval. A cidade pode até ficar vazia pelos subúrbios, pequenos distritos. Mas se olharmos para o grande centro, o que não falta são pessoas se divertindo. As maravilhosas praias, os mais famosos bairros, pontos turísticos e etc. sempre estão com tudo encima. No carnaval o Rio recebe tantos turistas como no ano novo. O Rio é o Rio. Ser Carioca para mim é gratificante.


    Quanto aos indicados do selo "Gostei do que li" já serão adicionados na página de ganhadores. E não esqueça de avisa-los!! Importante é o incentivo!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Marcella, muito obrigado pela indicação. Prometo me empenhar para atualizar com mais freqüência o blog.

    Beijos

    ResponderExcluir